Pages

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ócio e criança? Combinam?


Olá pessoas amadas!
Como vão vcs?! Espero que bem.. espero que as meninas que estão lá estejam bem depois da passagem louca da Dona Irene. kkkk =D

Hoje to num ócio ferrado! Sem nada pra fazer.. escutando musica e jogando na net. To uma marmota, nem pegar nos livros to podendo. Aí te pergunto, cara leitora: Criança consegue ficar assim? Consegue ficar sem fazer nada, só ouvindo musica e "coçando" o dia todo? ( Só pra ressaltar, eu to assim pq ta um friozinho gostoso hj! =D rs...)

Por isso que decidi fazer um post sobre isso.

Então, como diria Jack: "Vamos por partes!" --piadinha sem graaaça!-- kkkkkk ... Vou dividir por faixa etária, okay girls?!

- Under 2
Não é tão difícil de interagir, brincar e estimular com essa faixa etária, mas temos que ter consciência dos seus limites e ter paciência. Não tem grandes atividades, como quando já são maiores, tipo 3/4 anos.
Quando eles são newborn, não se tem muita coisa que possa ser feito porque eles mais dormem e comem, mas vc pode colocar uma musiquinha gostosa pra ele ouvir ou vc pode cantar baixinho pra ele. Nessa fase a interação é mais do toque, fazer massagem
, carinho enquanto faz dormir, conversar com ele, dizendo coisas boas, essas coisas. Depois que cresce um pouco, tipo uns 4 meses ele já interage mais, é mais curioso, segue os sons, ficam procurando e seguindo com os olhos o mobile do berço ou qq outra co
isa que está pendurada, nessa fase eles tb gostam de colocar tudo na boca (fase oral), e tem que deixar, só tomar cuidado. Conforme vai passando os meses, vc consegue notar a evolução, até uns meses eles progridem muito, já conseguem ficar sentadinho, brincam com brinquedinhos, gostam de musicas, nessa fase é super importante interagir com eles, sentar no chão e colocar todos os brinquedos ao seu redor pra eles começarem a ter noção do espaço que eles estão, eles já ficam de bruços no chão e já tentam engatinhar. Quando ficam maiores, tipo 11/12 meses já se escoram na parede e nos moveis pra se locomover e daí
pra começar a andar é um pulo. Vc deve isentiva-los a andar, coloca-los de pé e ir mais a frente pra que eles vão até vc, vc pode segurar nas mãozinhas e andar com eles e devagarzinho soltar pra ver se eles vão. É muito lindo =D... Eles já interagem com a música, batem palma, balançam o corpinho, conseguem fazer alguns gestos das músicas, eles gostam de brincar de esconder o rostinho, gostam de ouvir historinhas com fantoches, lembrando que os babies/crianças são muito visuais, não adianta sentar e contar a história dos 3 porquinhos que eles não vão ficar, eles amam os livrinhos que tem poup-up. #ficadica
Assim que eles se firmarem ao andar, isso entre 1 ano e 6 meses, eles começam a querer correr, andar no veletrol, aí já dá pra levar nos parquinhos, dá pra
brincar com pinturas com tintas, dá pra fazer colagem --não vai sair lindo, mas assim vão aprendendo a mexer com isso e
ajuda na coordenação motora--, dá pra fazer algumas boas coisas. Quando fizerem 2 anos eles já falam algumas coisas, e cantam tb, reconhecem e imitam os animais, vc pode estimula-los a fazer isso. A partir daí já dá pra fazer muita coisa. Eles super interagem.
Obs: até essa idade quem "conduz" as brincadeiras e estimulações é o baby, vc deve ficar atenta ao que ele está prendendo atenção e a partir daí estimular, vc pode guiar tb, mas é ele quem vai decidir se quer ou não.

- 3 a 5 anos
Essa idade é a mais divertida que tem, na minha humilde opinião! Eu adoro conversar com kids dessa idade, eles são super esperto, inteligentes, engraçados... A partir dos 3 anos eles já começam a brincar em grupo, aprendem a dividir os brinquedos. Vc pode brincar desde de casinha até de pega-pega que eles vão adorar.. amam, amam correr! Vc pode leva-los a parques, organizar playdates, isso é super import
ante pra socialização dos fofuras! É ai que eles aprendem os limites de cada um e a respeitar o próximo --gente, tudo isso dentro de suas limitações, certo!
Agora de um modo geral, nas brincadeiras individuais, vc pode sugerir Arts & Crafts, pintura com giz de cera, pastel, canetinha, lápis e tinta, brincar com puzzle é ótimo pra coordenação motora, sem contar que ativa a criatividade, vc pode andar de bike, brincar de escode-esconde. Nessa fase eles já começam a se espelhar em super-heróis e heroínas, vc pode entrar no mundinho dele e brincar tb --quem nunca quis ser a mulher maravilha ou a Xirra, affeee.. abafa!-- brincar de faz de conta é bem divertido. Vc pode brincar com massinha, com recorte e colagem. Nas brincadeiras com mais kids vc pode ensinar as nossas brincadeiras, ué! Eu amava brincar de pega ladrão, bandeirinha, amarelinha, mãe da rua, qualquer coisa que vc brincasse. Se forem mais velhos --5 anos-- vc pode brincar tb de jogos de tabuleiro. Ah, nunca esqueça de incentivar a leitura, americanos adoram.. sem contar que é ótimo.
Obs: Tomar muito cuidado quando for fazer Art&Craft: tesouras, facas ou algo parec
ido deixem longe, cola quente ou parafina cuidado pra não se queimarem, colas ou liquidos similares cuidado pra não beberem, cuidado com qq coisa que seja minuscula pra não entrar no nariz, ouvido ou boca.

- 6 anos pra cima
Nessa idade eles já vão há escola, praticamente em tempo integral. Aí vc vai ter que ajudar nas homeworks, mas não esqueça de brincar e se divertir com sua kid. Vc pode brincar envolvendo coisas da escola --não vou entrar e detalhes pq não sou boa nisso.. kkk-- E as brincadeiras ficam mais elaboradas.. eles ficam boring com brincadeiras demoradas, eles gostam de brincar com os amiguinhos. Aí as coisas já melhoram, quem dita as regras são eles e vc acompanha sem perder o controle, ok?! Essa fase já é mais tranquilo, eles são mais independentes. Todas as brincadeiras feitas com as kids de 3 a 5 anos podem ser feitas com essa faixa etária tb.. e só elaborar um pouco mais, além de pode ir a parks, playdates, andar de bike.. essas coisas!

Bom, é isso!
Girls, espero que tenha ajudado! Acho que com essas dicas suas crianças não vão ficar sem o que fazer. Pq cá entre nós: Ócio e kids, não combinam.. a não ser que vc queria demolir sua casa em dois segundos! kkkk

Beeijo a todas!
Gabby
PS: desculpe o post ENORME! =D

18 comentários:

  1. Post suuuuuuuuuuuuper útil. Adorei. Bem, minha preferência é 3-5. Espero que eu consiga pegar crianças assim. Aaaaaah, também adoro conversar com os pequenos - você entra em outro mundo, né? Hheheh. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gaby, ainda bem que você deu a dica do final de semana. Porque hoje ja entrei no meu perfil 50 vezes e não vi nada e ai comecei a ficar nervosa. eheheh.

    ResponderExcluir
  3. Gaby, adorei seu post! A minha preferência tbm é 3-5, tomare qe eu consiga né!!


    Beijos

    aah, estou te seguindo

    ResponderExcluir
  4. Ai quem me dera ficar em casa no dia de hj, que dia gelado uiiiiiiiii! Respondendo a sua perguntinha eu acho que até com as crianças esse ócio combina viu? td mundo tem um dia que não tem vontade de fazer nada, mas na maioria das vezes isso cabe mais para nós adultos eehehheh
    E ai linda quais são as novidades????? bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Post útil msm. Eu morro de medo de nao saber o q fazer pra entreter as kids e tomar gama de au pair mosca morta.
    É bom a gnt ficar por dentro de varias coisas aqui primeiro e eu ja to começando a pesquisar hehe.
    Aqui tb ta frio hj... bom p passar o dia inteiro de bobeira em baixo das cobertas rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu quis dizer FAMA, ok? E nao gama... =p

    ResponderExcluir
  7. Gaby, o q ta acabando comigo é exatamente isso, saber q nao foi culpa minha. Todo o processo de preparação pro au pair q devia ser um prazer, uma coisa q devia me fazer sentir uma ansiedade boa, ta sendo um pesadelo, nao aguento mais.
    Eu vou me inscrever na Expert mas nao boto fé, tem menina reclamando q ta desde janeiro on e nao aparece familia... o q vou fazer agora é a unica coisa q me resta msm, q é abrir outro processo e entregar pra Deus, msm nao estando nada otimista.
    Brigada pela força, acho q to msm precisando de um "colo" agora, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabyyy. Sim a sensação é unica, saí de lá meio sem pensar em nada, estranho hihihi mas to feliz, e agora vou começar a pensar nas outras coisas, que por sinal são muitas e nem sei por onde começar.
    Agora preciso comentar seu post, adorei ele. Muito util.
    Me fez lembrar de uma coisa que quero fazer, uma pastinha com varias brincadeiras e dicas pra cuidar de crianças sabe.
    E respondendo a perguntar, definitivamente é não, ócio e crianças não combinam hihihihi

    ResponderExcluir
  9. Menina do céu, se tem uma coisa q nao consigo, é ficar parada com meu boy.Se ele está acordado, estamos brincando. Bola, carrinhos, mas agora estou ensinando ele fazer circulos, linhas e etc, e ontem ele conseguiu pela primeira vez, foi ótimo :D.
    Aqui tbm tem muitos lugares que as crianças podem fazer atividades, e ele começou ir para escola hoje :D.

    Minha baby eu sempre coloco música, converso com ela, coloco ela de barriguinha para baixo e ela consegue se movimentar sozinha.Elatem 6 meses mas é muito esperta, senta, brinca, ri horrores, é o amor da minha vida... rs

    Hahaha sou muito economica,nao consegui me desapegar disto ainda. gastei 50 dólares comprando coisas que precisava, 3 blusas por 13 dolares, creme para o rosto, cabelo e acho que só. Agora cada fim de semana vai uns 5o dólares no minimo, entre comida, bebida e etc... eu prefiro mais sair, guardar dinheiro para viagem do que comprar. E com duas viagens marcada, nao tem como gastar muito ne?

    Mas sei que depois vai ser diferente, gastos com gás, saida no meioda semana, gym e etc... rs

    Beijaoo (ta horrivel de digitar,meu boy arrancou todas as teclas do meu note, arrumei para usar até ir para assistência...).

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor eu tenho uma lista de perguntas comigo, se vc quiser a gente pode trocar, pode até ser a mesma, mas se for diferente vai ser legal.
    Nossa não vejo a hr de alguma família entrar em contato comigo, estou ansiosa demais..... mas enquanto isso vou devorar meus livros de inglês e estudar bem as perguntas.... bjosssss e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gaby!

    Obrigada pela visita. Volta sempre! (; E obrigada pela força!

    Minha HF tem se mostrado super fofa. Exatamente como eu esperava. Tô com dó da HM pq é nítido que ela está exausta sabe? Cuidar de 6 não é fácil não!

    Mas as crianças são lindas! Se acostumaram fácil comigo! Mto bom! Espero que as coisas continuem indo bem! (;

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Gabby, realmente emagreci 100kg, hahahah. as vzes é legal sabe, dar uns desabafos assim, tipo vc nesse post, já que quando alguem aparecer perguntando o que fazer com as kids de tal age, eu ja dou seu link hahaha
    Sobre os presentes, acabei de fazer um post contando :D mas ainda nao sei se estou 100% satisfeita
    os kits eu reformulei, hahaha essa semana termino de arrumar e posto tbm, e kit costura é uma idéia linda. quinta feira, eu no berçario linda e bela, de repente a calça que eu estava RASGOU. aonde? na perereca mesmo, fiquei com um buraco mostrando a calcinha na hra de ir embora, então eu realmente preciso de um kit costura ,hahaha
    beiiiiiiijo Gabs! :**

    ResponderExcluir
  13. Então, eu nao sei se tem como a CI descobrir... só se eles puxarem no Detran. Eu espero muito q não, pq eu nao conto nem morta rsrs.
    Eu vou fazer isso msm q vc disse, correr na auto escola com a cnh nova... o resto deixa arder.
    Ah, te add no msn, chegou convite aí?
    Vou te add no skype tb...
    Beijoooss

    ResponderExcluir
  14. AMEEEEEEEEEI Gaby! Tenho preferência por 2-5 anos, mas pegaria de boa um baby a partir dos seus 4 meses (apesar de não ter experiência, se aparecesse uma família querendo, e eu gostasse deles, não recusaria).
    Muito boas as tuas atividades que citou! Posso até ensinar depois no meu blog algumas coisas pra fazer, pq vivo cortando E.V.A aqui em casa pra fazer as coisas pro meu Baby Class kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Ai, coleguinha, suas palavras lá foram ótimas! Sério, me senti bem menos sozinha! As coisas estão melhorando, amanhã vou na Bienal aqui do RJ (vou só pra ver, mas já vale o passeio). Sim, sobre o seu post. Muito legal! Particularmente, eu não tenho paciência com mimos e desobediência, mas amo brincar e interagir. Meu priminho de 4 anos vive pedindo carrinhos "hot wilson" aos pares, um de menino e outro de menina, pra brincar comigo. Ele diz: - Eu quero um de menina, mas eu não sou viadinho! Como é que a Marysila vai brincar comigo se não tiver carrinho de menina?
    As mais velhas eu já não gosto muito.... ficam mt desobedientes, mandonas e mimadas.... no way.
    Bjs e até breve!

    ResponderExcluir
  16. É isso mesmo amore, ocupa bem a cabeça para vc não surtar kkkkkkk, estuda inglÊs, decore o seu quarto, aproveita para doar ou jogar as coisas que vc não quer mais, vai eliminando as coisas velhas para você ter espaço para as coisas boas e novas que estão por vir por ai..... beijosssss =D

    ResponderExcluir
  17. Eu vou levar a pastinha comigo pros States.
    Minha mãe é professora então em muita coisa ela me ajuda, vou ver se posto alguma coisa no blog.

    Sua mãe é psicóloga??? Meu sonho é terminar minha faculdade de psicologia. :D

    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi linda, muito caro o livro que vc achou na Saraiva? por enquanto eu não penso nas Havaianas, mas pode ser que eu mude de idéia.
    Novidades por enquanto nenhuma flor e vc?
    bjosssssss

    ResponderExcluir