Pages

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A tal da PID!

Olá meninas!
Nossa, eu sumi do mapa! Meu Deus! A ultima postagem foi dia 14.. mas é que fiquei fazendo umas coisas e realmente não tive tempo de postar! Eu fiz milhares de coisas.. e essa semana ta sendo mega corrida! Por isso to aqui as 23:49h postando.. é o único horario que deu certo! HAHA
Hoje fui na Ciretran daqui de São José dos Campos e dei entrada na PID (Permissão Internacional para Dirigir) e foi mega facil. Pela APC e acho que por quase todas as agencias vc só pode embarcar se estiver com a PID em mãos, então resolvi fazer esse post pra vcs verem como é facil.. eu vi varias meninas tendo dificuldade!
Mas chega de lenga lenga e vamos ao que interessa! =)
Peguem papel e caneta pra anotar as dicas! ;)

Existem dois modos de fazer a PID, online e presencial..

- Online
Entre no site do Detran (clica que vai direto), vai na aba azul lá em cima com o titulo: "Cidadão", em seguida vai na aba com titulo: "Carteira de Habilitação - CNH", vai abrir uma pagina nova com um menu de ações no lado esquerdo, clique em "Permissão Internacional para Dirigir - PID", leia atentamente o que é dito, desça um pouco a pagina e vc vai ver o passo a passo pra fazer o pedido online, preencha o formulário corretamente, preste muita atenção na hora que for colocar o endereço, pq é pra lá que vai, e siga os próximos passos. Vá até uma agencia do Banco do Brasil, diga que quer pagar a PID, informe o codigo 425-0 (é um codigo geral de receita) o atendente vai pedir o CPF do requerente, ou seja, vc. Quando vc faz esse requerimento pela internet o valor é de R$202,95, pois vai direto pra sua casa pelo correio, então já ta incluso o frete. Informe esse valor e pronto. Vc pode fazer também pelo Internet bankig pra correntistas (opção pagamento em codigo de barras, GARE - SP/CNH/PID).

- Presencial
Entre no site do Detran (clica que vai direto), vai na aba azul lá em cima com o titulo: "Cidadão", em seguida vai na aba com titulo: "Carteira de Habilitação - CNH", vai abrir uma pagina nova com um menu de ações no lado esquerdo, clique em "Permissão Internacional para Dirigir - PID", leia atentamente o que é dito. Se vc for da Capital de seu estado vá direto no Detran, se vc for do interior de seu estado vá a Ciretran da sua cidade.
Vc vai precisar de alguns documentos pra dar entrada:
- Cópia da CNH;
- Cópia do comprovante de residencia;
- Comprovante da taxa de pagamento de emissão da PID;
- 2 vias de requerimento preenchido à mão;
Pra pagar essa taxa de pagamento é o mesmo esquema do online, a única coisa é que vc vai precisar do comprovante na hora de dar a entrada, então vá antes pagar. O valor muda quando é presencial, fica em R$191,95, pq vc retira no balcão.
Esse requerimento eu vou colocar no final do post pra vcs, mas é bem simples de pegar no site. É só vc ir na aba azul "Cidadão", clicar em "Carteira de Habilitação - CNH", ir na opção "Permissão Internacional para Dirigir - PID" e pronto, logo abaixo tem um link: "veja modelo de requerimento", clique e imprima.. mas deixe as lacunas vazias pq tem que ser à mão, hein meninas!
Depois de tudo pronto, vá até a Ciretran de sua cidade e de entrada! =) A PID fica pronta em 10 dias uteis.

Eu fiz pelo modo presencial, quis poupar o pouco de diferença. HAHA.. Mas não é só isso, eu vi que pelo modo online o numero de reclamação é muito grande! Eles demoram pra dar baixa no sistema o pagamento e pra cruzar as informações.. no modo presencial pelo menos, o cara já tem o comprovante de pagamento.
Vou colocar o modelo de requerimento, okay!?

Modelo de Requerimento de Solicitação da PID

Ilmo. Sr. Diretor da Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN do Município_________.

(Qualificação do Condutor)

Nome:______________________________________

Endereço: __________________nº ______

Complemento:___-___ Bairro: _____________________.

Cidade: ____________________ CEP.: ____________

Telefone: _________________

RG: ______________CPF: ________________

C.N.H. nº do Registro RENACH: ________________

Validade da C.N.H.:____________

Entrega do Documento: _____________ (Informar: Balcão ou Correios)

Vem muito respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, solicitar a expedição da PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR – PID, nos termos da Portaria DETRAN-SP nº 1.154/06.

Local e data: ___________________________

Assinatura: _____________________________

(obs: Juntar cópia da Carteira Nacional de Habilitação e comprovante de pagamento da taxa)

Prontinho meninas! É isso! No proximo, venho com dicas pro DS! =)
Espero que tenha ajudado!
Mill beijos!
Gaby

2 comentários:

  1. Bom saber q é só isso... qndo tiver q tirar a minha venho direto pegar as instrunções aqui. O q mais preciso agora é de coisas praticas e rapidas pra se resolver... rs.

    Ótimo post!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir